A indústria de Aprendizado & Desenvolvimento está passando por uma mudança significativa. Aumenta o número de ferramentas digitais e ofertas online e departamentos de RH enfrentam desafios novos, bem como possibilidades novas, em relação ao desenvolvimento de colaboradores e líderes. Uma dessas novas possibilidades é uma plataforma muito engenhosa que possibilita o gerenciamento duradouro da transferência do aprendizado e programas de desenvolvimento que transcendem o simples treinamento.
Perguntamos a Remko Verheul – Global Head of HR na Travix International e previamente Program Director da Swarovski Academy – sobre a sua experiência com esta nova plataforma e a sua previsão para a indústria de Aprendizado e Desenvolvimento.

Qual foi seu primeiro pensamento quando ouviu sobre a plataforma de transferência de aprendizado Promote®?

Eu estava bastante confiante, e existem algumas razões para isso. Um – Travix é uma organização baseada na web, muito experiente em tecnologia e na internet. Então ferramentas como a Promote® cabem muito bem à nossa organização. Por exemplo, nosso gerenciamento de performance é online e também temos um aplicativo para o gerenciamento de despesas. Então a plataforma cabe a este ambiente.

Segundo – criou para mim – e mais importantemente para o programa – a oportunidade de se distanciar de um investimento pontual e seguir um caminho de médio a longo prazo, que foi a intenção inicial. Eu certamente acredito que esta foi uma das razões pela qual o programa, ou o caminho em si, foi bem-sucedido, porque assegurou que as pessoas tivessem sessões de preparação, e depois, discussões de follow-up ou de preparação. Então foi uma plataforma boa para direcionar todos estes investimentos antes e depois dos dias de treinamento presencial.

 

Quando o senhor apresentou a ferramenta e a sua funcionalidade para os participantes e o conselho: Qual foi a reação? Precisou de muita explicação ou foi mais ou menos automático?

Não foi automático no primeiro momento. Eu basicamente tomei a decisão sozinho. Eu não envolvi outros porque eu estava convicto que a ferramenta podia ajudar e vi como funcionava. Aí mandei o vídeo – que é fácil de entender e muito engajador. Esta foi a base a partir da qual começamos a trabalhar com a plataforma. E as pessoas comentaram como era  fácil de usar e que realmente utilizaram – incluindo os gestores que estavam apoiando os participantes– isto foi bom. E, como falei, ela cabe à nossa cultura e ambiente. A média de idade aqui é de 32 anos. É uma empresa jovem: as pessoas têm um monte de aplicativos nos seus smartphones e elas fazem tudo online. Chegar então com algo à moda antiga simplesmente não é uma opção.

 

 

E para você como professional da área de RH: Quais são os benefícios que a Promote® gera para o senhor?

Algumas coisas. Primeiro – as pessoas já chegam preparadas e informadas ao programa. Segundo – me dá a oportunidade de monitorar com muita facilidade o que está acontecendo. É uma oportunidade de ver quem está ativamente engajado e quem não. Se fizéssemos as coisas na maneira… vamos dizer antiga… você teria que adivinhar como tudo está andando, quem está aí somente porque foi mandado e quem, porque realmente quer se desenvolver. Se você consegue ver, você consegue direcionar. E a Promote® (Link www.lerntransfer.net) cria um ambiente que é muito mais sustentável do que um evento de treinamento único.

 

 

Uma preocupação de gerentes de RH poderia ser que a plataforma é nada mais do que trabalho e esforço adicional para programas de treinamento. O que responderia para eles?

– ri – Bom eu não acho que é muito trabalho. Nem um pouco. Obviamente eu entendo que as pessoas da MDI tiveram bastante trabalho para fazer o set-up do programa. Mas fora isso, uma vez pronto, realmente não é muito trabalho. Quero dizer, como falei antes, esta organização é 100% uma empresa de internet. De repente outras organizações organizariam treinamentos para a sua implementação. Nós implementamos ferramentas novas apertando um botão e seguindo adiante. Então, trabalho nenhum – eu discordaria com a outra percepção.

 

Como os participantes reagiram à plataforma? O que eles disseram, como foi seu engajamento?

O que eu percebi na plataforma (Link www.lerntransfer.net) é que tinha três grupos olhando o engajamento: Um grupo – provavelmente cerca de 50%, possivelmente um pouco mais – ativamente utilizava a plataforma múltiplas vezes durante e após o programa. Então essa foi a maior parte, mas não uma maioria extrema. Aí teve um segundo grupo que agiu quando recebeu convites ou lembretes. Eles tinham que ser engajados, mas depois seguiram. E ainda teve o terceiro grupo que não fez absolutamente nada. No nosso caso este grupo foi, mais ou menos, de 10-15% dos participantes. Imagino que sempre os têm. Agora é visível. Antes você perguntou sobre o valor da plataforma. Este é um; e você também vê quem são estas pessoas engajadas.

 

 

Qual foi seu momento de ponto alto pessoal com a Promote® durante o processo de aprendizado?

O que eu gostei mais foi quando vi que ela estava basicamente voando sozinha. E você via pessoas ativamente fazendo posts por si mesmo e fazendo coisas – daí eu fiquei com a sensação que, ok, agora não é mais minha plataforma, mas elas a percebem como a plataforma delas. Este foi meu ponto alto.

O segundo ponto alto foi que eu conseguia ver o nível de preparação e engajamento das pessoas. Eu gostei disso, porque me diz algo sobre a disposição das pessoas para se desenvolverem, e o quanto fazem para isso.

 

No final: O que você pensa sobre ferramentas digitais como a Promote® em geral? São elas o futuro do Aprendizado & Desenvolvimento?

Olhando a indústria de treinamento, acho que a plataforma é um passo gigantesco para a frente. Eu sei que têm muitos treinadores excelentes e experientes. Mas jogando um pouco com o preto e branco, para polarizar: Isto é mais o modelo antigo. Para o modelo novo, eu vejo vindo muito mais de ferramentas digitais e plataformas online. E, como uma empresa oferecendo treinamento, você tem que se preparar para estar pronto para isto. Isso também significa a mudança do modelo de negócio. No passado, 100% das vendas vinham através de dias de treinamento vendidos. Eu acho que daqui 5 a 10 anos, isso não será mais o caso.

 

 

Então você tem que estar dentro dessa mudança. Para trabalhar com a Promote® (Link www.lerntransfer.net) no futuro, pode ser interessante saber onde se conectar com outros provedores de conteúdo. Existem, por exemplo, universidades que colocam as suas palestras online. Tem muito conteúdo na web que pode ser muito valioso para treinamentos e programas de desenvolvimento. Eu acho que ainda tem espaço – e sempre terá – para “ensino em sala de aula”…ou vamos dizer “desenvolvimento na sala de aula” ou “desenvolvimento de grupo”. Mas se você se coloca como uma organização que está acompanhando os novos desenvolvimentos, vira uma vantagem competitiva.

Remko Verheul

Sobre Remko Verheul:

Remko Verheul é diretor sênior de talento & desenvolvimento com 15 anos de experiência internacional no desenvolvimento e implementação de práticas de talento e desenvolvimento com impacto forte no negócio e capital humano.

  • Competências essenciais: gestão/ desenvolvimento executivo, gestão de talento, RH internacional/global, planejamento de sucessão e recrutamento
  • 2013 – hoje: Global Head of HR (Travix International)
  • 2011 – 2013: Program Director Swarovski Academy (Swarovski)
  • 2009 – 2011: Head of Global Talent Management (Swarovski)
  • 2007 – 2009: Corporate Senior HR Manager (Swarovski)
  • Empregadores prévios: GMAC-RFC, Adidas, Vroom Consultancy

 

Sobre o programa da Travix executado com Promote®:

  • Programa de liderança: Travix Leaders Trail
  • Metas: desenvolver os líderes de amanhã, melhorar o desempenho diário dos gestores e seus reports diretos, construir o nosso mantra: Nós construímos talento
  • Medidas de transferência: Plataforma de transferência de aprendizado Promote®, almoços de auto liderança, atividades de equipe, entrevistas com os membros do conselho
Share This